Austrália opta pelos franceses no fornecimento de novos submarinos

29-04-2016

O programa de obtenção de 12 novos submarinos para a Austrália teve a francesa DCNS como vencedora.

A Austrália escolheu a francesa DCNS como fornecedora dos futuros novos submarinos convencionais que vão equipar a Força Naval daquele país. O anúncio foi dado ontem, terça-feira, pelo Primeiro Ministro Malcolm Turnbull.

Os navios escolhidos são do modelo "Shortfin Barracuda", que é a variante mais pequena e convencional do Submarino nuclear de ataque "Barracuda", a ser recebido pela marinha da França. A fabricante foi escolhida de entre os últimos três finalistas, a TKMS da Alemanha e o governo japonês, celebrando assim um contracto de 50 mil milhões para 12 submarinos a serem construídos no país cliente.

Segundo o governo australiano, o "Shortfin Barracuda" é a opção mais adequada para as necessidades de defesa do país, visto apresentar as melhores condições de projecto.

Resta agora escolher a empresa que irá fornecer os sistemas de combate, visto que a Austrália declarou preferência por equipamento americano, Raytheon e Lockeed são os finalistas.


Portugal Defense News

Imagens: DCNS



Últimos artigos

"Operação Primavera de Paz", também denominada "Fonte de Paz", é mais um capítulo na guerra da Síria que assola o país desde 2011. A invasão turca tem o potencial de alterar, mais uma vez, o mapa político e étnico na região.