Boeing: Apache de alta velocidade

18-05-2019

Conceito do Advanced AH-64 Block 2 Compound
Conceito do Advanced AH-64 Block 2 Compound

Empresa norte americana Boeing demonstrou o seu conceito de helicóptero de ataque para o "Future Vertical Lift" das Forças Armadas Norte-Americanas.

As Forças Armadas dos Estados Unidos da América emitiram, em 2008, um projecto intencionado a promover o desenvolvimento de novos conceitos de helicópteros destinados a substituir, por completo, todos os modelos actualmente em operação pelas Forças Armadas.

Os novos helicópteros deverão ser capazes de realizar todas as missões actualmente desempenhadas e ainda providenciar maior mobilidade, velocidade e autonomia.

Nesse sentido, as empresas envolvidas deverão apresentar propostas para suprir as funções do UH-60 Black Hawk da Sikorsky, AH-64 Apache e CH-47 Chinook da Boeing, e  OH-58 Kiowa da Bell.

O Boeing AH-64 Apache tem sido o cavalo de guerra dos helicópteros de ataque americanos
O Boeing AH-64 Apache tem sido o cavalo de guerra dos helicópteros de ataque americanos

Resumidamente, deverão ser escolhidos um ou mais conceitos, que poderão mais tarde ser fabricados ou não, para os papéis de "helis" ligeiros, médios-ligeiros, médios, pesados e "ultras".

  • Os helis ligeiros deverão desempenhar as missões do OH-58 Kiowa no reconhecimento táctico, ataque directo e funções utilitárias.
  • As aeronaves de porte médio-ligeiras deverão ser utilitárias, para transporte, evacuações, entre outras funções básicas.
  • O conceito ou conceitos apresentados para helicóptero médio deverão ser capazes de preencher as funções do UH-60 Black Hawk e AH-64 Apache.
  • Os pesados deverão substituir o também pesado Chinook nas funções de transporte.
  • E finalmente, os conceitos "Ultra", que pretendem o desenvolvimento de uma plataforma com capacidades idênticas a de uma aeronave de asa fixa de performances semelhantes a de um C-130 ou de um A-400M Atlas, mas capazes de se equiparar na aterragem e descolagem a uma aeronave de asa rotativa.

No total estima-se que o programa "Future Verical Lift" (FVL) resulte no desenvolvimento e construção de plataformas para a eventual substituição de 25 tipos diferentes de aeronaves movidas a rotor.

 O Apache do futuro

Não existem dúvidas que o AH-64 Apache da Boing tem sido o cavalo de guerra dos helicópteros de ataque dos EUA, com mais de 2000 unidades construídas para uso interno e para clientes externos.

É com este histórico de sucesso que a americana Boeing apresentou no 75º Fórum Anual para a Exibição de Tecnologia da Vertical Flight Society, o seu conceito de asa rotativa de ataque de alta velocidade para o FVL.

A empresa baseou-se num Apache de alta velocidade, denominado de Advanced AH-64 Block 2 Compound, diferenciando-se dos padrões convencionais actuais com uma asa ampliada, uma distinta cauda vertical e hélice de propulsão montada na parte traseira. 

Dados iniciais indicam que o aparelho seria capaz de atingir velocidades de 342Km/h, capacidade para 2676Kg de carga e raio de alcance de 852 quilómetros.

Questionada pelo "Rotor & Wing International" a empresa aeronáutica afirmou já ter procedido a realização de testes em túnel de vento com um modelo em escala e pretendem, com a nova versão do Apache, "fornecer um meio acessível capaz de actuar no complexo campo de batalha do futuro". A Boing informou também que por meio deste conceito, "o actual helicóptero de ataque médio do Exército dos EUA *continuará a ser* o AH-64 Apache".


Portugal Defense News ... and global

Mais Recente  

"Operação Primavera de Paz", também denominada "Fonte de Paz", é mais um capítulo na guerra da Síria que assola o país desde 2011. A invasão turca tem o potencial de alterar, mais uma vez, o mapa político e étnico na região.