Vídeo: Bombardeiro Stealth B2 Spirit nos Açores

14-09-2019

B2 Spirit nas Lajes / imagem via Diário de Notícias Açores
B2 Spirit nas Lajes / imagem via Diário de Notícias Açores

B2 Spirit da Força Aérea dos Estados Unidos visitou as Lajes, no passado dia 9, para reabastecer. O destino era o Reino Unido.


Um avião bombardeiro furtivo B2 Spirit da Força Aérea norte-americana reabasteceu, no passado dia 09, na base das Lajes, nos Açores, no âmbito de uma missão de interoperabilidade entre aliados, avançou o major Ross Jones, que coordenou a operação.

A aeronave partiu da 509th Bomb Wing Whiteman de Missouri, nos Estados Unidos da América, com destino à base aérea de Fairforth, no Reino Unido, mas parou na ilha Terceira, nos Açores, onde os Estados Unidos também têm presença militar, para um abastecimento 'hot pit' (com os motores ligados), que demorou cerca de duas horas.

Segundo o major Ross Jones, que é também piloto deste tipo de aeronaves, a missão envolveu a deslocação de dois B2 para o espaço europeu para a realização de exercícios de interoperabilidade com os aliados dos Estados Unidos.

"A nossa missão é assegurar aos nossos aliados que temos os meios e a vontade para protegê-los e para dissuadir os nossos adversários de agressões a nível internacional",(...) - Major Ross Jones, em declarações aos jornalistas.

Esta não foi, obviamente, a primeira vez que um bombardeiro B2 fez escala na base das Lajes, mas há vários anos que tal não acontecia.

Vídeo: LajesTV/USAF (United States Air Force)

Portugal Defense News ...and global


Últimos artigos 

O MPAP pode ser facilmente aerotransportado e lançado sobre a área de operações e, por ser de reduzida envergadura, torna-se ideal para a unidade a que se designa, podendo ser facilmente ocultado e representando por isso uma mais valia para uma missão que se possa querer discreta.

Saiba quais as missões e onde estão e estarão projectados os militares portugueses dos três ramos das Forças Armadas no ano de 2020.