O mais recente teste do "ABM" russo

09-06-2019

Rússia testa versão actualizada do seu Míssil Anti-Balístico/Anti-Ballistic Missile (ABM) 

As Forças Aeroespaciais da Rússia testaram a sua mais recente versão do míssil anti-balístico PRS, na área de testes de Sary-Shagan, Cazaquistão. O 53T6M, também conhecido como PRS-1M, terá alcançado as expectativas de desempenho e abatido o "alvo" como previsto.

(...) "após uma série de testes, o novo sistema ABM comprovou as suas capacidades, tendo completado a tarefa e destruindo o alvo com notável precisão". - Coronel Sergei Grabchuk, Comandante da formação do sistema de defesa anti-míssil

O 53T6M, ou PRS-1M, é o novo interceptor hipersónico destinado a substituir o anterior 53T6, ou PRS, estando a ser desenvolvido pela Rússia como parte integrante do sistema de defesa anti-míssil A135. Capaz de atingir velocidades de quatro quilómetros por segundo, o míssil possui um sistema de orientação aprimorado para superar potencias contra-medidas inimigas, assim como um melhor sistema de propulsão. O PRS-1M é disparado pelos mesmos silos usados na versão anterior.

O sistema é lançado com recurso ao mesmo método utilizado na versão anterior
O sistema é lançado com recurso ao mesmo método utilizado na versão anterior

As Forças Armadas da Rússia realizaram o primeiro teste em Novembro de 2017, o segundo em Fevereiro de 2018 e o terceiro no presente mês de Junho de 2019, todos os três testes foram realizados no Cazaquistão.

O PRS-1M é aproximadamente do mesmo tamanho do PRS-1, sendo capaz de neutralizar mísseis balísticos com ogivas de entrada única e múltipla, incluindo os mais recentes ICBM´s. A designação 53T6M é recente e foi revelada pela imprensa russa no mais recente teste do sistema.

O míssil teria tido a sua ogiva, tipo nuclear, substituída por uma de fragmentação, assim como se teria procedido à adopção de um novo combustível composto, que lhe permite romper a barreira hiper-sónica desde o primeiro instante do lançamento, atingir alcances máximos de 2000 quilómetros e velocidades de mais de 18.000 quilómetros por hora, ou seja, 3000 a 5000 metros por segundo. 

Prevê-se que o novo 53T6M/PRS-1M seja parte integrante do complexo do "escudo" de defesa anti-balístico A-235, que deverá substituir o A-135 actualmente em operação. 


PRS1M/53T6 - especificações

  • Número de estágios: 2
  • Velocidade: cerca de 18.005 km/h
  • Alcance Horizontal Confirmado: 80 km
  • Alcance Máximo de Intercepção: 2000 Km
  • Capacidade Operacional Inicial: ano de 2020
  • Primeiro Voo: Novembro de 2017
  • Quantidade Produzida: ?
  • Designações: PRS-1M; 53T6M
  • Origem: Rússia

Portugal Defense News ...and global

Últimos artigos 

 

"Operação Primavera de Paz", também denominada "Fonte de Paz", é mais um capítulo na guerra da Síria que assola o país desde 2011. A invasão turca tem o potencial de alterar, mais uma vez, o mapa político e étnico na região.