Só dentro de um mês será possível "anunciar algo" sobre a substituição do C-130

17-06-2019

Embraer KC-390
Embraer KC-390

Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, disse hoje que a decisão sobre a substituição do C-130 só deverá ser anunciada durante as próximas semanas.

O Ministro da Defesa português, João Gomes Cravinho, informou que só nas próximas semanas deverá ser anunciada uma decisão sobre a substituição dos C-130 da Força Aérea Portuguesa. Gomes Cravinho falava a jornalistas junto ao "stand" de Portugal no "Paris Air Show". 

Tal vem contrariar o que se esperava no passado mês de Maio, quando o "FlightGlobal" tinha anunciado, conforme relatado pelo Portugal Defense News, que a decisão pela escolha do KC-390 como substituto do C-130 era dada como certa e que deveria ser anunciada antes do evento aéreo que está a decorrer em Paris.

"Estamos próximos de uma decisão sobre essa matéria. Hoje foi publicada a Lei de Programação Militar de maneira que eu espero durante as próximas semanas, mês a mês e meio estar em condições de anunciar algo sobre isso" - João Gomes Cravinho em declarações a jornalistas no "Paris Air Show", em França.

______________

Demonstração Aérea do Embraer KC-390 no "Paris Air Show" 2019

____________

A primeira demonstração do avião fabricado pela Embraer no Paris Air Show 2019, foi realizada hoje. Em dia de publicação da Lei de Programação Militar, o ministro não quis alongar-se sobre outros possíveis negócios para as Forças Armadas, afirmando que a sua presença visou apenas "reforçar a Força Aérea" e o "tecido económico empresarial" português, mostrando-se ainda confiante no desenvolvimento do sector da aeronáutica em Portugal. O ministro terá também sublinhado junto da agência Lusa, que o sector da aeronáutica nacional já ultrapassou a indústria do vinho a nível de exportações, facto notável tendo em conta a fase "embrionária" deste sector.

"Isto é um sector jovem em Portugal e muito dinâmico, que foi criado na última década e é um sector com futuro. É um sector em expansão, muito promissor e são os cursos de engenharia aeronáutica com maior média de entrada nas universidade portuguesas e há boa razão para isso. Os nossos jovens engenheiros saem das universidades e têm logo empresas à espera para os recrutar" -  João Gomes Cravinho em declarações a jornalistas no "Paris Air Show", em França.

O "Paris Air Show" junta em França mais de 2000 expositores de 48 países, com demonstrações de novos modelos de aviões e helicópteros, comerciais e militares. 

Dos mais de 4740 milhões de euros da actual Lei de Programação Militar, 827 milhões estão reservados para a substituição completa da envelhecida frota de C-130 da FAP, por 5 novos aviões de transporte aéreo e táctico. Dentro das opções disponíveis no mercado, a mais certa seria a compra do mais novo avião militar da indústria brasileira, o KC-390, aeronave na qual Portugal tem notável participação tecnológica e industrial. 

Portugal Defense News ...and global

Artigo sujeito a edição...

Últimos artigos 

"Operação Primavera de Paz", também denominada "Fonte de Paz", é mais um capítulo na guerra da Síria que assola o país desde 2011. A invasão turca tem o potencial de alterar, mais uma vez, o mapa político e étnico na região.