Saab JAS 39C Gripen no Cosford Air Show 2019

11-08-2019

Saab JAS 39C Gripen checo com pintura a celebrar os 100 anos
Saab JAS 39C Gripen checo com pintura a celebrar os 100 anos

As imagens são particularmente belas, tanto pela pintura que celebra os 100 anos do ramo aéreo militar checo, como pela "gentileza" das manobras aéreas realizadas, assim como pela característica natureza deste avião de fabrico sueco  

O Cosford Air Show é o único espectáculo aéreo na Grã-Bretanha que é oficialmente apoiado pela Força Aérea Real do Reino Unido. O evento é realizado no aeródromo de Cosford da Força Aérea Real, recebe exposições que atraem mais de 50 000 pessoas e é, por norma, realizado no segundo domingo de Junho de cada ano.

O evento foi proposto pela primeira vez em 1978 e continua até aos dias de hoje, exceptuando no ano 2003, devido à incapacidade de garantir aeronaves militares suficientes por conta do conflito que se fazia sentir no Iraque.

Nesta edição de 2019, a Força Aérea Checa fez exibir o seu Saab JAS 39C Gripen, com pintura especial. O país opera actualmente 14 aviões Gripen C/D, 12 monolugares (C) e dois bilugar (D).  

As imagens são particularmente belas, tanto pela pintura que celebra os 100 anos do ramo aéreo militar checo, como pela "gentileza" das manobras aéreas realizadas, assim como pela  característica natureza deste avião de fabrico sueco. 

A variante E, também denominada de NG (New Generation), deverá em breve equipar as Forças Aéreas da Suécia e do Brasil. No país de origem, o Gripen E deverá substituir parte da variante C, assim como servirá de complemento à restante frota, já os brasileiros pretendem desactivar os seus envelhecidos caças F-5, em operação à mais de 44 anos.

Portugal Defense News ...and Global

Americana Boeing estava em conversações desde 2017 para adquirir a divisão comercial da Embraer

Dezembro de 2017, vem a público que a gigante aeronáutica Boeing estaria em conversações para cativar a empresa brasileira Embraer em todos os seus sectores. A americana Boeing e a Embraer do Brasil corroboram o informação, na altura noticiada pelo "Wall Street Journal".

No sector político tal possibilidade não é bem recebida e no mesmo mês, Michel Temer, o então presidente do Brasil, diz que a venda está fora de questão, alegando a importância estratégica da empresa brasileira e informando que apenas parcerias seriam aceites. O (...)

Últimos artigos  

"Operação Primavera de Paz", também denominada "Fonte de Paz", é mais um capítulo na guerra da Síria que assola o país desde 2011. A invasão turca tem o potencial de alterar, mais uma vez, o mapa político e étnico na região.