SOFEC 2019 dado como terminado

03-06-2019

Operacional português no SOFEC 2019
Operacional português no SOFEC 2019

Exercício, que decorreu na Madeira, reuniu Forças de Operações Especiais das Forças Armadas e Forças de Segurança portuguesas e estrangeiras do Brasil, Espanha, França, Roménia e Timor-Leste.

O SOFEC 2019, que decorreu na Madeira, de 26 a 31 de Maio, envolveu um total de 200 militares na preparação e participação, e juntou elementos das Forças de Operações Especiais das Forças Armadas e Forças de Segurança portuguesas e de forças estrangeiras do Brasil, Espanha, França, Roménia e Timor-Leste.

Decorreu num cenário táctico e operacional único, desenhado e planeado para potenciar a interacção e a troca de experiências entre as equipas participantes e observadores, reforçando a capacidade operacional entre todas as Forças de Operações Especiais, nacionais e internacionais. 

A participação nacional no SOFEC foi representada pelo Destacamento de Acções Especiais (DAE) da Marinha, a Força de Operações Especiais (FOE) do Exército, o Núcleo de Operações Tácticas de Projecção (NOTP) da Força Aérea, e o Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE) da Guarda Nacional Republicana, e a Polícia Marítima, da Autoridade Marítima Nacional. 

Foi a primeira competição internacional, em solo português, com Forças de Operações Especiais, designada por "Special Operations Forces Exercise Challenge 2019" (SOFEC 2019). 

Portugal Defense News ...and global

Fonte: EMGFA Imagens: EMGFA


Últimos artigos

"Operação Primavera de Paz", também denominada "Fonte de Paz", é mais um capítulo na guerra da Síria que assola o país desde 2011. A invasão turca tem o potencial de alterar, mais uma vez, o mapa político e étnico na região.