Militares portugueses com maior autonomia nas comunicações

24-09-2019

A EASM assenta numa antena gigante de satélites instalada no Campo Militar de Santa Margarida, que permite assegurar as comunicações via satélite com os contingentes destacados no exterior.

Foi inaugurada, na passada quinta-feira, a Estação de Ancoragem de Santa Margarida (EASM), numa cerimónia à porta fechada. Representa um salto significativo na capacidade de comando e controlo do Exército.

Trata-se de uma antena para transmissões e recepções via satélite, destinada a facilitar as transmissões com os contingentes destacados no exterior, sendo também de grande utilidade no apoio a missões de carácter humanitário e civil.


A EASM, primeira estação de ancoragem das Forças Armadas, é o novo ponto de recolha e distribuição dos sinais oriundos do espaço, designada a reduzir a dependência com as contratadas. Em certas situações, tais serviços continuarão a incorrer no aluguer de serviços externos, mas a nova EASM é sem dúvida uma considerável "evolução tecnológica nas comunicações militares", conforme adiantou, ao Diário de Notícias, Pedro Santos Serafim, porta-voz do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

A cerimónia de inauguração,realizada no quartel da Brigada Mecanizada (distrito de Santarém), juntou os chefes do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), almirante Silva Ribeiro, do Exército, general Nunes da Fonseca, da Força Aérea, general Joaquim Borrego e o nº2 da Armada, vice-almirante Novo Palma.


Portugal Defense News ...and global

Últimos artigos 

"Operação Primavera de Paz", também denominada "Fonte de Paz", é mais um capítulo na guerra da Síria que assola o país desde 2011. A invasão turca tem o potencial de alterar, mais uma vez, o mapa político e étnico na região.